pt-br

Novas funcionalidades do Portal Único Siscomex

Novas funcionalidades do Portal Único Siscomex

As mudanças foram implementadas pelo Governo Federal na última semana

O Governo Federal liberou a operação do Novo Processo de Importação (NPI). As novidades foram acrescentadas ao Programa Portal Único de Comércio Exterior pelo governo federal. Esse programa abrange 30% das importações brasileira.

Mudanças e novas funcionalidade

Com a alteração no NPI, é autorizado que empresas sem certificação no Programa Operador Econômico Autorizado (OEA) realizem importações com os benefícios do novo processo.

A possibilidade de registrar, retificar e consultar DUIMP (Declaração Única de Importação) é um ponto importante dessa mudança. Desse modo, o dia a dia dos importadores deve ficar mais fácil. Isso por conta da integração dos sistemas próprio dos importadores e a plataforma governamental.

Além disso, a nova funcionalidade também permite o desbloqueio automático de créditos tributários recolhidos a maior. Ou então, aqueles oriundos de retificação ou cancelamento de DI (Declaração Importação).

O ICMS passar a ter automatização na geração da guia de pagamento e na confirmação de pagamento. Isso agiliza o processo de nacionalização da mercadoria, sem a necessidade de comprovantes em papel.

Além dos pagamentos aos órgãos públicos, o sistema também permitirá pagamento de tarifas dos operadores privados com base nas informações da DUIMP.

Fonte: Governo Federal

Simone Vieira Vera

Leave a Reply