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FRANCHISING: Os primeiros passos de uma rede de franquias

 

Por Isabella Bishop

Entenda como transformar seu negócio em uma rede de franquias e realizar a expansão de seu empreendimento e de sua marca com segurança.

Quando um pequeno negócio local começa a fazer sucesso entre os consumidores e ganhar notoriedade, aumenta o número de interessados em abrir uma franquia desta empresa e explorar os direitos sobre a mesma em diversas localidades.

Assim, surgem as dúvidas em relação a quais requisitos o empreendimento precisa atender para se tornar uma rede renomada e atraente.

A franchising é o procedimento pelo qual haverá a expansão do negócio, permitindo a réplica do modelo de sucesso. Não há nada fácil nesse tipo de expansão, pois demanda um alto investimento e uma solidez de mercado, bem como um acompanhamento profissional para tanto.

Devem ser consideradas etapas cruciais para franquear sua marca e negócio:

Etapa I – Pesquisa e Análise

Analisar a situação legal da empresa e seu potencial para expansão com a avaliação do público alvo, estimativas de investimento e rentabilidade. Após, deve ser realizado um estudo de viabilidade econômico-financeiro e de atratividade mercadológica que deve apontar a estratégia de franchising, diante das características inerentes ao negócio e do mercado e concorrência. É muito importante que nesta etapa inicial a marca seja registrada junto ao INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Etapa II – Desenvolvimento operacional

Formatar a sua rede de franquias e seu modelo operacional com um plano de expansão e padronização de processos. Deve levar em consideração fatores internos e externos necessários para o desenvolvimento do sistema de franchising. Analisar os aspectos legais, fiscais, contábeis, logísticos e ambientais que existam no negócio, ainda a análise do perfil do candidato a franqueado. Nesta etapa, observam-se os aspectos da organização que devem ser desenvolvidos e futuramente aprimorados, com a elaboração de documentos obrigatórios como os Manuais do Franqueado, Circular de Oferta de Franquia e o Contrato de Franquia.

Etapa III – Marketing e Expansão

Definir estratégias de expansão, captação de candidatos e apresentação da franquia. Nesta etapa, deve ser desenvolvida a estratégia de apresentação do modelo negócio e de comunicação para captação dos potenciais franqueados e divulgação da marca no mercado e possibilidade de investimento.

Etapa IV – Critérios e Seleção do franqueado

Selecionar os candidatos a franqueados com a análise do perfil pessoal, profissional, financeiro e comportamental do franqueado. São definidos os critérios e os meios a serem utilizados no processo seletivo como análise de crédito, análise documental e análise de capacidade de gestão. O franqueado ideal é ponto chave para uma rede de franquias de sucesso. Ao longo do relacionamento entre franqueador e franqueado, poderá ter programas de capacitação ajustado de acordo com as particularidades de cada franqueado, é necessário, portanto, flexibilidade na escolha e ampla visão.

Etapa V – Construção e treinamento

Avaliar o ponto comercial e mercado e elaborar programas e treinamentos iniciais para o franqueado para que possa conduzir o negócio com excelência. Nesta fase inicial, é o momento em que o franqueador deve avaliar o ponto e o potencial de mercado da unidade franqueada e o franqueado e sua equipe passam pelo programa de treinamento inicial. Deve ser estimado os custos de reforma do local e ajustado o plano de negócios e as projeções financeiras para a localidade específica. Esses serviços devem ser estimados na Circular de Oferta de Franquia e podem ser iniciados após a assinatura do contrato de franquia ou serem antecipados por meio da assinatura de um protocolo de intenções ou pré-contrato. Essa é a etapa pré-operacional, envolvendo os procedimentos de montagem e instalação do negócio.

Etapa VI – Início e manutenção

Começar e manter sua rede. A manutenção da rede de franquias é essencial. Por isso, uma boa comunicação entre o franqueador e franqueado é indispensável. Treinamentos contínuos, incentivos e suporte. A partir da inauguração do negócio, deve ser colocada em prática uma campanha de marketing de lançamento e ações de acompanhamento periódico. Espera-se um comportamento pró- ativo tanto do franqueado como do franqueador ao longo do relacionamento.

Assim, o processo de formatação de uma rede franquia é complexo e exige a adoção de cuidados e estudos para possibilitar sua efetivação. Ao longo do processo, o empresário que objetiva sua expansão e reconhecimento no mercado deve compreender o sistema de franchising e seu funcionamento, conhecer os aspectos jurídicos deste formato de negócio estampados na Lei de Franquias (Lei 13.966/2019), principalmente relativos sobre a confecção de documentos obrigatórios que regulamentam as franquias como a Circular de Oferta de Franquia (COF) e o Contrato de Franquia.

Todo o fluxo de formatação, implantação e manutenção de uma rede de franquias deve ter apoio de uma equipe especializada. É necessário profissionais que atendam as 3 grandes áreas no processo: uma equipe especializada para a formatação e gestão do negócio, principalmente para acompanhamento do franqueado; uma equipe especializada na parte de instrumentação jurídica, principalmente com elaboração de toda a documentação obrigatória para desenvolver uma rede de franquias; e, por fim, uma equipe especializada em marketing e estratégias de expansão, captação de candidatos e apresentação da franquia.

A RMSA conta com um núcleo especializado na área de franchising e pode prestar todo o suporte jurídico necessário quanto a documentação necessária para desenvolver e operar uma rede de franquias para as empresas que estão prontas para esse processo de expansão.

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